O plano de negócio é de suma importância para qualquer tipo e tamanho de empresa. Infelizmente alguns microempresários não pensam desta forma, pois acreditam que o plano de negócio é uma ferramenta de Gestão, seja ela que tipo for, e pensam que só pode ser aplicado a grandes empresas. O plano de negócio não serve, apenas e tão somente, para captar investidores para o seu negócio e sim com um farol para guiar as suas ações. É como se fosse um roteiro de um filme. A ferramenta é capaz de mostrar toda a viabilidade do negócio. Ela fornece todas as informações necessárias para você tirar a empresa do papel e fazê-la existir.
Você está precisando de um Plano de negócio completo (Sumário Executivo, Descrição Geral da Empresa, Marketing, Produção e Financeiro) ou por módulo?
Teremos o maior prazer em ajudá-lo nesta fase final do seu curso!
Segue a estrutura clássica de um Plano de Negócio:
Sumário executivo
Dados dos empreendedores
Missão da empresa
Setores de atividade
Forma jurídica
Enquadramento tributário âmbito federal
Capital social
Fonte de recursos
Estudo dos clientes
Estudo dos concorrentes
Estudo dos Fornecedores
Produtos e serviços
Preço: análise comparativa dos preços praticados
Estratégias promocionais
Estrutura de comercialização
Localização do negócio
Previsão das vendas para cinco anos
Layout
Capacidade instalada
Processos operacionais
Necessidade de pessoal
Investimentos fixos
Estoque inicial
Caixa mínimo
Investimentos pré-operacionais
Investimento total
Faturamento mensal
Custo unitário
Custos de comercialização
Apuração do custo de MD e/ou MV
Custos com mão-de-obra
Custos com depreciação
Custos fixos operacionais mensais
Demonstrativo de resultados
Indicadores de viabilidade
CONSTRUÇÃO DE CENÁRIO
Ações preventivas e corretivas
Análise do plano